quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Visita ao Diário do Nordeste



PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PDE – PLANO DE DESENVOLVMENTO ESCOLAR

FORMADOR: Diunberto de Freitas Cruz

Email: diunberto1@hotmail.com


“Grupo de encontro são a invenção social mais potente do século XX”.

Encontro do dia 08/10/2009


I- Objetivos

• Refletir o poder da autoestima em nosso ambiente de trabalho;

• Discutir com o grupo os conteúdos conceituais abordados pelas escolas E.E.F. Profª Carlota Tavares de Holanda e E.E.F. Profº Raimunda Lacerda Damião;

• Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;

• Identificar os vários tipos de intertextualidade;

• Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas nos textos não verbais apresentados;

• Orientar para as lições de casa.


II- Conteúdos conceituais

• O poder da autoestima;

• O diálogo entre os textos. Unidade 01 (TP1 pag. 134);

• A raposa e as uvas (TP1 pag. 138);

• A forma de intertextualidade (TP1 pag. 144);

• A charge de Quino (TP1 paginas 145 a 148);

• Lições e oficinas (TP1 pag 163);

• Aulas 02 e 06, unidade 04 (AAA1 paginas 152 a 169).


III- Metodologia

• Apresentação das escolas em Power Point;

• Leitura e discussão dos textos;

• Atividade em grupo do conceito abordado;

• Sugestões para as lições de casa com roteiro para serem entregues ao formador municipal.

IV- Avaliação

Um feedback das escolas.

V- Bibliografia

• Programa de Aprendizagem Escolar – GESTAR II- Língua Portuguesa-MEC, /2008;

• Obras de artes em miniaturas de autores famosos.






PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PDE – PLANO DE DESENVOLVMENTO ESCOLAR

FORMADOR: Diunberto de Freitas Cruz

Email: diunberto1@hotmail.com



Visita ao Jornal Diário do Nordeste – 23/09/2009 - 12 horas.

I- Objetivos

Conhecer as proposições para se trabalhar o jornal em sala de aula;

Conhecer como funciona um grande veículo de comunicação;

Participar das discussões sobre o funcionamento do Projeto Educativo “Jornal em Sala de Aula”, sucesso em todo Ceará;

Manter feedback (parcerias) entre o Projeto Educativo e as escolas de Icapuí;

Conhecer alguns jornalistas bastante conhecidos na mídia Cearense;

Fazer também um citytur na cidade.

II- Programação

• Visitar as instalações do Jornal Diário do Nordeste;

• Palestra com o jornalista Paulo Célio;

• Uma reunião com os educadores do projeto Educativo;

• Um citytur pela cidade.

III- Conteúdos

• Textos reflexivos de autoestima;

• A importância do jornal no interior e capital;

• A diferença entra o televisivo e a rádio difusão;

• Sugestões II para se trabalhar o jornal em sala de aula com os alunos do 6º ao 9º ano, na disciplina de Língua Portuguesa;

• A belíssima paisagem urbana de Fortaleza, capital alencarina.

IV- Metodologia

• Apresentação das sugestões do Projeto Educativo do Jornal em Power Point;

• Leitura dos textos reflexos;

• Explanação jornalística e pessoal do experiente redator da instituição;

• Uma caminhada direcionada em todo departamento da instituição.

V- Avaliação

Realização através da satisfação do grupo em participar do evento.


VI- Biblioteca

• Arquivos do Diário do Nordeste – Fortaleza – CE;

• A urgência de viver – Rabino Henry Sobil;

• O poder da autoestima – Nathaniel Branden.







PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PDE – PLANO DE DESENVOLVMENTO ESCOLAR

FORMADOR: Diunberto de Freitas Cruz

Email: diunberto1@hotmail.com


I- Objetivo

• Energizar o dia com uma bela canção;

• Discutir todos os conteúdos conceituais propostos pelas temáticas;

• Apresentar o conteúdo da escola selecionada;

• Descobrir quem é o personagem da dinâmica;

• Construir em grupo questões bem diversificadas em consonância com os descritores de Língua Portuguesa tendo como conteúdo conceitual letras de variadas músicas;

• Caracterizar as gramáticas interna, descritiva, normativa e os ensinos produtivos, reflexivos e prescritivos;

• Estabelecer a diferença entre frase, período e oração;

• Identificar a arte na vida cotidiana;

• Identificar as funções da arte.

II- Conteúdos conceituais

• Ampliando nossas referências – unidade 05, (TP 2 páginas 32 e 36);

• O primeiro dia de aula (AAA 2 versão professor, pag. 24);

• As varias possibilidades de organização da frase e do período – unidade 06, (TP 2 pag. 58);

• Escrevendo a partir da imagem (AAA 2, aula 06 pag. 69);

• Arte e cotidiano (TP 2 pag. 77)

• Arte classificação e características, (TP 2, páginas 84 a 91);

• Leitura do quadro de Magritte (unidade 07- aula 6 – AAA 2 – pag. 107);

III- Metodologia

• Apresentação de alguns quadros famosos;

• Leitura dos conteúdos conceituais;

• Texto para a dinâmica / “quem é esse personagem”;

• Trabalho em grupo.

IV- Avaliação

Um grupo avaliará o encontro.

V- Bibliografia

• Revista Linha Direta – Educação por Escrito, ano 12 – agosto de 2009;

• GESTAR II – Língua Portuguesa – MEC. Brasilia/2009;

• Jogos, dinâmicas e vivencias – Albigenor e Rose Militão – QualityMark.



 Grupo Gestar Visita Diário do Nordeste Fortaleza – CE



Oficina de Produção Textual



Professora da Oficina de Produção Textual



Visita ao Studio FM Verdes Mares



Resgate Histórico das Edições do Jornal Diário do Nordeste



Redação do Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário