Professores de Língua Portuguesa participaram de Capacitação em Fortaleza
Os professores de língua portuguesa do município que estão fazendo o Curso GESTAR II - Língua Portuguesa participaram de um Curso ontem (23) no prédio do Jornal Diário do Nordeste de um curso sobre utilização de Jornal na Sala de Aula e fizeram uma visita a produção do Jornal.
História A história de Icapuí começa quando era apenas uma pequena vila, chamada Caiçara, devido a uma cerca de galhos que protegia as tribos dos índios. Em 30 de dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí, corruptela do tupi “Igarapuí” que significa, ao pé da letra, canoa (ygara) rápida, veloz (puí).
No começo Icapuí tinha poucos habitantes. Depois, com o passar dos tempos, a população aumentou e aconteceu a primeira tentativa de torná-la município, através de Orlando Rebouças e Marcondes de Oliveira, em 1957, o que não foi possível, devido às forças políticas que eram contrárias ao movimento. Vinte e sete anos após a primeira tentativa, um grupo de icapuienses sob a liderança de José Aírton Félix Cirilo da Silva e com o apoio da comunidade, conseguiu tornar Icapuí um município, desmembrando-o política e administrativamente de Aracati, a partir de 22 de janeiro de 1984.
A sua independência política aconteceu através de plebiscito.
[editar] Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Caiçara, pelo decreto estadual nº 448, de 20 de Dezembro de 1938, desmembrado do distrito de Areias, subordinado ao município de Aracati. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Caiçara figura no município de Aracati. Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30 de Dezembro de 1943, o distrito de Caiçara passou a denomina-se Icapuí.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Icapuí figura no município de Aracati. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Icapuí permanece no município de Aracati.
Elevado à categoria de município com a denominação de Icapuí, pela lei estadual nº 4401, 13 de Janeiro de 1959, desmembrado de Aracati. Sede no antigo distrito de Icapuí. Constituído de 3 distritos: Icapuí, Cuipiranga e Ibicuitaba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Icapuí, Cuipiranga e Ibicuitaba. Pela lei estadual nº 8339, de 14 de Dezembro de 1965, o município de Icapuí é extinto, sendo seu território anexado ao município de Aracati.
Em divisão territorial datada de I-1-1979, o distrito de Icapuí, figura no município de Aracati.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Icapuí, pela lei estadual nº 11003, de 15 de Janeiro de 1985, desmembrado de Aracati. Sede no antigo distrito de Icapuí. Constituído de 3 distritos: Icapuí, Ibicuitaba e Manibu ex-Cuipiranga, alterado pela essa mesma lei. Instalado em 01-01—1986 Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 3 distritos : Icapuí. Ibicuitaba e Manibu.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Professores de Língua Portuguesa participaram de Capacitação em Fortaleza
ResponderExcluirOs professores de língua portuguesa do município que estão fazendo o Curso GESTAR II - Língua Portuguesa participaram de um Curso ontem (23) no prédio do Jornal Diário do Nordeste de um curso sobre utilização de Jornal na Sala de Aula e fizeram uma visita a produção do Jornal.