PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA GESTÃO ESCOLAR
MEC-MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PDE -PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
FORMADOR:DIUMBERTO DE FREITAS CRUZ
EEF. PROFª CARLOTA TAVARES DE HOLANDA
CURSISTAS: Estefania de Freitas Filgueiras Souza
Genildo Rebouças
Marilia Rodrigues da Silva
Katiúscia Kaline Rêgo Paz
O Gestar II tem como objetivo maior possibilitar ao professor um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos. Este processo de escolarização visa à inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas. Nessa perspectiva as professoras Katiúscia e Marília realizaram, respectivamente, nas salas de 8º e 9º ano atividades com o gênero jornalístico, explorando este como um portador de vários outros gêneros textuais.
Iniciaram a análise distribuindo entre os alunos vários jornais para que em duplas pudessem explorar a importância e utilização do mesmo, destacando a escrita dos tipos de textos expressos no Jornal seja ele impresso ou virtual. A partir dessa atividade foi aberto um debate sobre a notícia, editorial, reportagem, anúncio publicitário, carta do leitor, zoeira entre outros.
Focalizando na criação do jornal expositivo, as professoras dividiram as salas em equipes distribuindo para cada grupo a formação de um dos pontos do gênero. Os mesmos receberam a tarefa de forma positiva e entusiasmados com a mesma. Logo em seguida, os alunos realizaram a montagem do jornal expondo-o no pátio da escola.
Avaliaram através da observação a participação, criatividade, níveis de aprendizagem e a ação educativa que todos, sem exceção participaram e aprenderam divertindo-se.
A professora Katiúscia junto com o professor Genildo desenvolveram no 6º e 7º ano a Variação Linguística com base nas aulas 4 e 8 do AAA1, com os textos O dialeto Popular e Discutindo a Língua.
Iniciaram fazendo uma predição dos conhecimentos tidos pelos alunos a respeito do assunto, a partir daí exploraram as diversas expressões linguísticas presentes em nosso município e em cada região do País. Os alunos realizaram uma pesquisa sobre as características linguísticas de cada comunidade do nosso município, construindo com elas um vocabulário de palavras utilizadas por eles no dia a dia, explicando que essas diferenças de dialetos devem ser respeitadas e levadas em consideração por se tratar da cultura de um povo. Porém é preciso tomar conhecimento na utilização da linguagem formal enquanto usuários competentes da língua escrita que deve seguir a norma padrão.
Para desenvolver essa atividade eles utilizaram a produção de um artigo com a linguagem informal, no momento houve troca dos textos entre os alunos, leitura em sala, logo depois adaptaram o texto na linguagem formal fazendo a comparação entre os dois textos.
Os professores finalizaram o conteúdo com o filme O Auto da Compadecida que aborda bastante a variação lingüística e o preconceito em torno de alguns personagens de fala nordestina em seguida debateram as principais cenas do filme nas quais os docentes perceberam a presença nítida das variações regionais utilizando os erros ortográficos e gramaticais para o estudo de pronomes.
Avaliaram o desempenho dos alunos através das atividades propostas em sala e das observações feita pelos professores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário