quinta-feira, 29 de outubro de 2009


PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ 
 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA  
PROGRAMA GESTAR DE APRENDIZAGEM ESCOLAR 
MEC- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PDE – PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR. FORMADOR: DIUMBERTO DE FREITAS CRUZ
E.E.F. PROFESSORA MARIA EDILCE BARBOSA   PROFESSORAS:
 Edlayne Mayara Nonato de Paiva (6° ano), Madalena Maria da Silva (7º ano ),     Luziete   Marques da  Costa Maia  (8º ano), Silvia Helena Holanda de Carvalho (9º ano).
                                    Relatório  
O presente Relatório  discorre  sobre o desenvolvimento do Gestar II no processo de ensino aprendizagem das turmas do 6º ao 9º  ano da Escola de ensino fundamental professora Maria Edilce Barbosa. No decorrer deste, poderemos analisar e compreender de forma mais concreta como está acontecendo o Gestar na sala de aula. O qual está sendo trabalhado de forma reflexiva, dinâmica e interativa, onde são colocadas em prática as atividades selecionadas, buscando assim, a socialização e aprendizagem dos educandos, enfatizando a eficácia do ensino de forma significativa, proporcionando reflexões sobre a importância da linguagem verbal e não verbal e sua função social em todos os aspectos. Portanto as atividades estão sendo realizadas de forma produtivas dando ênfase ao processo de ação-reflexão-ação, permitindo-nos aprimorar os conhecimentos já adquiridos e buscar novos horizontes que nos nortearão no cotidiano escolar. Pois sabemos que o conhecimento é um processo em construção e que se forma a partir de um conhecimento anterior, portanto é essencial que esse conhecimento anterior represente ganchos para neles serem fixados os novos conhecimentos. Entretanto o Gestar II está sendo desenvolvido para servir de teoria e prática no fazer docente e discente. Já que é um programa voltado para explorar e aperfeiçoar o conhecimento do aluno em língua portuguesa.  Partindo desse pressuposto vale salientar que a metodologia aplicada na proposta pedagógica, busca amenizar e trabalhar algumas deficiências surgidas no âmbito escolar, principalmente na compreensão e interpretação dos gêneros textuais e também na produção escrita que na maioria das vezes escrevem sem coerência e sem coesão textual. Nesse sentido procuramos trabalhar essas dificuldades diagnosticadas através de reflexões, sondagens,  pesquisas, dinâmicas, vídeos, leitura compartilhada, atividades coletivas e aulas expositivas. Para que o mesmo possa superar essas deficiências favorecendo ao aprendiz a construção de sua própria aprendizagem. No intuito de satisfazer não só as necessidades e carências, mas despertar outras necessidades, acelerar e disciplinar os métodos de estudos, exigindo o esforço do aluno, propondo conteúdos e modelos compatíveis com as suas experiências vividas e também fazer com que o aluno adquira novas aprendizagens e se mobilize para uma participação ativa na sociedade.
Em virtude das atividades serem planejadas coletivamente entre os professores e,  após a aplicação, serem avaliadas através do desempenho dos alunos e das dificuldades surgidas no desenvolvimento das ações. Partindo disso é que estamos citando algumas atividades que foram trabalhadas no decorrer do processo. Ou seja como foram trabalhadas,  por isso é estão sendo citada uma atividade para duas turmas, já que os professores planejaram juntos com o mesmo objetivo.

 ATIVIDADES DO GESTAR II  ( 8º ano ) Profª Luziete Marques da Costa Maia          ( 9º ano ) Profª Silvia Helena Holanda de Carvalho
Uma das atividades do programa gestar II, em destaque é o “Avançando na Prática” (TP1.P.17). Ela foi desenvolvida com o objetivo de relacionar língua e cultura. Além de proporcionar conhecimentos sobre um gênero textual: a crônica;  as características da narrativa e do discurso direto.
Inicialmente, distribuiu-se entre os alunos o texto: “Retrato de velho” para ser lido, analisado e interpretado, para tanto, foi feita uma predição a partir do titulo. Em seguida leitura silenciosa e compartilhada feita pelos alunos e leitura oral, pela profª. Além de comentários sobre o autor da crônica ( Carlos Drummond de Andrade).
Logo após, a sala foi dividida em grupos, que orientados pela profª dramatizaram a crônica representando o narrador e os personagens, utilizando entonação e voz características.
Mediante sorteio, os grupos iam se apresentando e sendo avaliados pelos colegas e pela profª, no final das apresentações.
Após alguns questionamentos em ralação ao texto, fez-se considerações sobre o tipo de texto e suas características, assim como da narrativa e do discurso direto.  Além de enfatizar a relação língua e cultura, observando aspectos da “Fala do velho” que representam as diferenças de valores que são construídos historicamente.
Por último, os alunos copiaram e responderam os exercícios da pág.16 que foi corrigido oralmente, com a participação dos alunos e também avaliados oralmente a aula que segundo os mesmos foi bem positivas.
ATIVIDADES DO GESTAR II –( 6º ano)  profª: Edilayne Mayara Nonato de Paiva
( 7º  ano ) Profª  Madalena Maria da Silva
Uma das atividades desenvolvidas no 6º e 7º ano , de língua portuguesa foi “Avançando na prática” (TP1.p.102).  A mesma tinha a finalidade de conceituar texto. Compreendendo os tipos de texto.
Inicialmente, a profª perguntou aos alunos o que era um texto e mostrou alguns tipos (textos verbais e não verbais) como: Fotos, poesias, pinturas, jornais e etc.
Em seguida conversou sobre o conceito e os tipos de textos e pediu que lessem o texto da atividade. 4 da pág.101 (dividiu a sala em 2 grupos para fazerem a leitura) que representava uma conversa entre 2 pessoas, com traços da modalidade oral.
Logo após, foi realizada a atividade A e B da pág.101 e solicitou-se aos alunos que produzissem uma carta ou aviso, que foram realizadas em dupla e lidas em seguida.
Depois os textos foram analisados quanto à adequação á intenção, a destinatário/ leitores e devolvidos para que os alunos aprimorassem na reescritura.

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